Página inicial
Estúdio
Serviços
Estrutura
Equipamentos
Portfolio
Localização
Conceitos básicos
Dicas
Contato


Saiba Mais:

º Digitalização de mídias analógicas (VHS p/ DVD - LP p/ CD – k7 p/ CD)

º Condições especiais para artistas cristãos

Pagseguro



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas:


Dicas para quem vai gravar em estúdio!

1... 2... 3 ... gravando.

Ficar inseguro em uma gravação não é nada sobrenatural, afinal as idéias que foram formuladas não foram exteriorizadas e a responsabilidade de um trabalho que será eternizado é a grande questão. A ansiedade pela finalização da obra muitas vezes vem de encontro a qualidade do produto final, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem” que ainda não sabem como lidar com as etapas e processos envolvidos.

Infelismente a maioria dos trabalhos independentes não tem um produtor musical para direcionar e administrar todo o processo cuidando desde o estado psicológico e físico do artista como de todos os envolvidos, garantindo o entrosamento, o relacionamento e a disposição de todos os envolvidos no trabalho.

Baseado na realidade da maioria dos trabalhos independentes é que venho apresentar 10 importantes dicas que certamente contribuíram para melhores performances e resultados:   

1- Evite levar para o estúdio pessoas que não tem participação direta com a produção. Estúdio é ambiente de concentração é inevitável onde estão pessoas ociosas muita conversa paralela. “Estúdio é ambiente de escuta”.

2- Procure tornar suas horas de gravação em algo prazeroso, se possível também confortável e livre de preocupações. Aqueles que trabalham ou já produziram comigo os seus discos sabem como faço para fazer do nosso trabalho que é serio numa atividade descontraída e divertida.

3- Se estiver cansado ou sem rendimento, não insista, suspenda a gravação e retome outro dia. Há dias em que mesmo empolgado a gravação não satisfatoriamente, então não fique frustrado ou chateado se o produtor suspendera gravação, amanhã é outro dia e poderá ser o dia “D”.

4- Durante os períodos de gravação, evite baladas e se cansar à toa, fisicamente você talvez não se canse na gravação, mas com certeza, o seu cérebro passará por uma maratona. 

5- Leve pro estúdio coisas das quais irá precisar como: Agasalho, (faz frio dentro do estúdio), acessórios sobressalentes para uma eventualidade tipo cordas de violão, palhetas, fontes, entre outros.

6- Se uma banda estiver gravando, haverá momentos ociosos entre um e outro instrumento, ocupe-se de forma produtiva e em silencio (se possível for).

7- Se aparecer duvida, pergunte sempre, e se esclareça, se não entender insista, nunca se deixe enganar por oportunistas, pois há explicação ética e natural para tudo.

8- Evite discussões e falta de tolerância dentro do estúdio... Se algo esta ruim, fatalmente ira piorar se perder o controle. Lembre-se do estado de espírito.

9- Não deixe nunca o nervosismo estragar sua performance, principalmente dentro do estúdio. Pense bem, você estará entre 4 paredes, e poderá errar e poder voltar para corrigir o menor detalhe, sem vergonha, sem platéia, sem afobação.

10- Costumo a dizer que o único inimigo de uma boa gravação é o tempo, portanto converse bem com seu produtor sobre como otimizar os custos para que você não fique neurótico com o relógio, alias, o tempo voa dentro do estúdio. 

Boa sorte!

Jefferson Gomes – Produtor Musical

 
 
Wave Studio 2013. Todos os Direitos Reservados. Face BookMsn